A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

24 de julho de 2012

Catequese um momento de celebrarmos a nossa fé!

Estamos terminando um período de férias, e nos preparamos para iniciamor mais um momento de formação dos nossos catequizandos. A igreja tem como proposta trabalharmos uma catequese mais mistagógica, ou seja, celebrativa. Hoje diante de um mundo que oferece tantas coisas, faz-se necessário que olhemos para a catequese com mais carinho, para que esse momento seja realmente um caminho que forme o cristão na vivência da sua fé.
A catequese oferece hoje esse caminho, convidando os catequistas a serem verdadeiros mistagogos, que vivem e testemunham a sua fé. Sabemos que não é facil vivenciar esse caminho. É necessário que mudemos a nossa estrutura interior para que essa proposta da Iniciação a Vida Cristã tenha uma eficácia em nossa catequese. Não podemos permanecer em uma estrutura que repita uma realidade de ensino tradicional como são as nossas escolas. A catequese tem que se apresentar como um diferencial para as nossas crianças, jovens e adultos.

É necessário que o nosso jeito de ser catequista, e de dar catequese crie um impacto diferente na vida dos nossos catequizando, fazendo com que eles tenham a vivencia do encantamento por Cristo, e percebam que a cateqeuse lhe oferece algo que é diferente, pois o diferente lhe faz encontrar com o sentido da vida, e do ser cristão.

É preciso que juntos catequistas e catequizandos façam o caminho da iniciação a vida cristã, e celebrem a vida diante do Senhor.

A iniciação a vida cristã nos ajuda a compreender o verdadeiro sentido do Evangelho e principalmente da vocação que cada pessoa recebeu, pois, ao longo desse período de formação onde acontece a intereção fé e vida, descobrimos que cada um de nós fazemos parte da criação de Deus, e somos responsáveis por ela. É essa compreensão que ajuda as pessoas a vivenciarem os versadeiros valores da vida.

A catequese possibilita o encontro da fé e da vida. Esse encontro tem uma finalidade o amadurecimento do ser cristão que é chamado a dar uma resposta diante do compromisso assumido no batismo, de ser testemunhas verdadeiras que anunciam Jesus Cristo que é caminho, verdade e vida. É esse anúncio que as pessoas precisa ouvir e fazer ocorar em vossos corações.

Catequistas deixem ser tocados por Jesus. Deixem que Ele fortaleça a sua vocação, e não desanime diante das dificuldades, faça das suas dificuldades um instrumento para cada vez mais confiarmos no Senhor. "Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?"(Lc 24,32). Que o nosso ser catequista possa cada vez mais se encatar pelo Senhor, e que o nosso coração passa também arder pela Palavra que Jesus nos oferece em cada encontro que fazemos com os nossos catequizandos e principalmente na Eucaristia. Que o parttir do Pão ajude-nos também a partilhar a nossa vocação.
Que o Senhor abençoe todos os Catequistas de nossa Diocese que doam a sua vida para a nossa catequese ajude a formar os futuros cristãos de amanhã...

(Coordenador Diocesano da Catequese: Pe. Eduardo R. Magnani)