A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

9 de agosto de 2011

Romaria Diocesana dia 21 de Agosto de 2011 - Jales - SP

Romarias de Jales - Informações sobre seu histórico e sua realização
Todos os anos, no mês de agosto, no domingo em que a Igreja celebra a Festa da Assunção de Maria, a Diocese de Jales realiza sua Romaria, para celebrar seu aniversário, e para assumir as grandes intenções da Igreja em cada ano.

De todas as comunidades, dos 46 municípios que compõem o território da Diocese, o povo vem chegando, e se concentra nas proximidades da FACIP, às 14 horas. De lá parte em caminhada rumo à Praça da Catedral, para se congregar ao redor do cruzeiro de fundação da cidade, celebrar sua fé e expressar sua unidade.

As Romarias começaram em 1985, por ocasião do Jubileu de Prata da Diocese, quando foi solenemente reimplantado na Praça da Catedral o cruzeiro de fundação da cidade de Jales. A partir de lá, todos os anos, a Diocese volta a se reunir ao redor do cruzeiro, para reviver sua história, celebrar sua unidade e renovar seus compromissos de Igreja que quer abraçar a missão que Cristo lhe confia em nosso tempo.

A Romaria é preparada com antecedência em todas as comunidades, seguindo o roteiro distribuído pela Diocese, assumindo os grandes temas que a Igreja nos apresenta em cada ano.

Todos os Setores da Diocese se empenham na realização da Romaria, assumindo as diversas tarefas da caminhada e da celebração na Praça da Catedral.

A celebração eucarística acontece na Praça da Catedral, onde está o Cruzeiro de fundação da cidade de Jales, implantado em 1941, ano da fundação, posteriormente removido, e depois reimplantado no mesmo lugar na primeira Romaria em 1985, por ocasião do Jubileu de Prata da Diocese de Jales.

27ª Romaria Diocesana: Igreja em renovação a serviço da vida

Continuando sua tradição, no 3º domingo de agosto, dia 21, a Diocese vai realizar sua 27ª Romaria Com ela nos antecipamos à recomendação da CNBB, de recordar nestes próximos anos o jubileu de ouro do Concílio Vaticano II.
Igreja em renovação a serviço da vida é o tema da romaria deste ano. Olhado com atenção, ele nos remete às grandes intenções do Concílio Vaticano II, cujo jubileu começamos a celebrar com a romaria deste ano.

Para iniciar uma série de romarias em memória do Concílio, neste ano privilegiamos, em nossas reflexões e orações, o clima positivo e cheio de esperança que marcou o anúncio do concílio ecumênico, feito por João XXIII.

Ele foi um concílio claramente eclesiológico, tendo dedicado ao tema da Igreja as suas maiores reflexões e os seus principais documentos. Foi um concílio para renovar a Igreja.

Os personagens da 27ª. Romaria

Com a romaria deste ano, a Diocese vai destacar três personagens, que receberão uma menção especial na celebração da romaria. O primeiro deles é João XXIII, o Papa que anunciou o Concílio e garantiu seu início. Foi ele que criou a Diocese de Jales, no mesmo ano em que anunciou o Concílio. A Diocese tem uma dívida a pagar com o Papa João XXIII, cuja figura vai merecer um destaque especial na romaria deste ano.

Os outros dois personagens são o Papa João Paulo II, e a Irmã Dulce. Ambos foram beatificamos em maio deste ano. A Romaria vai dedicar a eles também uma homenagem especial.

A preparação da Romaria
Como de costume, a Diocese elaborou um roteiro escrito em preparação da Romaria, para ser seguido pelos grupos, que são convidados a refletir o tema da romaria. Consta de quatro reuniões de grupos e de uma celebração comunitária. Além do roteiro escrito, as rádios da região divulgam, a partir do dia primeiro de agosto, ao longo de três semanas, um comentário diário, escrito pelo bispo diocesano D. Demétrio, sobre o tema da romaria, com chamadas para a sua divulgação.
Assim vai se criando o clima de fé, de reflexão e de oração, que sempre marcou nossas romarias .