A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

16 de março de 2011

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO



por José Antonio Soares
 
 
No Antigo Testamento o profeta Isaías (Is 11, 1-2) indica os Dons que devia possuir o Messias. O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido, que seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, iria praticar um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos.

Do mesmo modo estas palavras nos ensinam quais as qualidades especiais que hão de receber os que seguem a Jesus quando eles recebem os Dons do Espírito Santo. Quando nós recebemos os Dons do Espírito Santo, recebemos os mesmos Dons que possuía o Messias, Jesus Cristo.

O que é que esses Dons significam para nós?
Os Dons do Espírito Santo são qualidades especiais que nós recebemos no Batismo e confirmamos principalmente no Sacramento da Crisma. Por isso se diz que a Crisma ou Confirmação é o Sacramento do Espírito Santo.

Podemos dizer que os "dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho, do egoísmo e da preguiça, que se opõem à graça de Deus".

Por ele nós recebemos um crescimento e aprofundamento da graça batismal, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica, ao tratar dos efeitos da Confirmação (Nº 1302,Nº 1303, Nº 1304)

Na convivência com as pessoas, percebemos que cada uma possui qualidades, dons próprios, característicos, e que, somando tudo, resulta uma riqueza imensa.
É o próprio Espírito de Deus que distribui a cada um(a) os seus dons, segundo seu consentimento: nem todos têm de fazer tudo, mas um(a) precisa fazer a sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas.

Na mesma ordem apresentada por Isaías, nós temos ainda hoje os mesmos Dons do Espírito Santo e a Tradição acrescentou mais o Dom da Piedade. Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Por que sete??
O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.

VAMOS ENTERDER MELHOR ESTES DONS:

Eis o que se deve entender por cada um deles :

a) Sabedoria. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
A pessoa sábia não olha as coisas apenas de um ponto de vista, mas sim de maneira integral. Sabedoria significa ver as coisas de todos os ângulos.
É esta larga visão que faz as pessoas sábias e é neste sentido que nos pode ajudar o Dom da Sabedoria.

b) Entendimento. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.
Entender significa ver a partir do coração das outras pessoas, sentir e conhecer os sentimentos e as atitudes do coração das outras pessoas.
É neste sentido que nos pode ajudar o Dom do Entendimento.

c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.
Significa um conhecimento claro do mundo tal como ele é para cada um, conforme a época da vida em que se vive.
O mundo vai mudando e é preciso interpretá-lo a seu tempo. É neste sentido que nos pode ajudar o Dom da Ciência.

d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados, etc.
É neste sentido que nos pode ajudar o Dom do Conselho.

e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna. Significa que é preciso viver as decisões tomadas, sejam quais forem as dificuldades.
É neste sentido que nos pode ajudar o Dom da Fortaleza.

f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos. Ter Compaixão. A exemplo de Cristo: amar gratuitamente!
É neste sentido que nos pode ajudar o Dom da Piedade.

g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.
Significa que se deve reconhecer com profundos sentimentos de respeito e amor, que se está sempre na presença de Deus.
É nesse sentido que nos pode ajudar o Dom do Temor de Deus.

Quando vivemos os Dons do Espírito Santo colhemos seus FRUTOS!
São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Estes frutos provêm de um projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora para outra.

Porque dá Deus os Seus Dons ao Seu Povo ?

Os Dons do Espírito Santo não são concedidos às pessoas apenas para sua felicidade pessoal, mas são concedidos para o bem da sua comunidade, para o bem de toda a Igreja e para o bem do mundo inteiro.
Os Dons do Espírito Santo são concedidos para ajudar a construir o Corpo Místico de Cristo e para nos tornar santos.Tornam o Povo de Deus capaz de viver como Jesus viveu.
Os Dons do Espírito Santo são dons necessários para o plano da História da Salvação!!!

Oremos juntos pedindo a Deus a Sua Graça, na certeza de que somos templo-morada do Espírito e que sobre nós repousa os Dons do Espírito Santo, que nos aproxima de Deus nosso Pai!!!
Rezemos:
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
Para que possamos avaliar todas
As coisas à luz do Evangelho
E ler nos acontecimento da vida
Os projetos de amor do Pai.
Dai-nos o dom do entendimento,
Uma compreensão mais
Profunda da verdade,
A fim de anunciar a salvação
Com maior firmeza e convicção.
Dai-nos o dom do conselho,
Que ilumina a nossa vida
E orienta a nossa ação segundo
Vossa Divina Providência.
Dai-nos o dom da fortaleza.
Sustentai-nos, no meio de tantas
Dificuldades, com vossa coragem,
Para que possamos
Anunciar o Evangelho.
Dai-nos o dom da Ciência,
Para distinguir o único necessário
Das coisas meramente importantes.
Dai-nos o dom da piedade,
Para reanimar sempre mais
Nossa íntima comunhão convosco.
E, finalmente, dai-nos o dom do
Vosso santo temor,
Para que, conscientes de
Nossas fragilidades,
Reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos um novo coração.
   AMÉM!!!


 Confira também a formação no meu blog: http://canaldecirculacao.blogspot.com/