A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

2 de março de 2011

História de Fevereiro



D. Demétrio Valentini


Com o dia 28, termina o mês de fevereiro. Nesse ano ele foi tão tranqüilo, sem o carnaval, que dá até para contar a história do mês que acabou reduzido a 28 dias.
Ela é meio complicada esta história de fevereiro. Por que se coloca na encruzilhada dos calendários, com suas tentativas de contar bem os dias, colocando-os na órbita de um ano, que como sabemos, é o tempo que a terra leva para dar a volta em torno do sol.
Pois bem, o complicador desta história, é que o movimento da terra ao redor do sol não se mede, exatamente, por um número redondo de dias. Ela leva um pouco mais do que 365 dias. Na verdade, ela leva 365 dias, mais uma fração de 0, 2425 em cada ano. Daí a necessidade de fazer um ajuste a cada quatro anos, mais ou menos.
Como o calendário romano, que nós seguimos, passou 1600 anos sem fazer este ajuste, o Papa Gregório XIII, no ano 1582, determinou um ajuste de dez dias numa pancada só, de tal modo que do dia 04 de outubro daquele ano se passou diretamente ao dia 15 de outubro, e daí por diante se procura fazer os ajustes, a cada quatro anos, e depois de 400 anos se faz um novo reajuste mais apurado. Mais ou menos assim.
Mas para entender por que fevereiro se pegou com menos dias, é preciso saber outras curiosidades históricas, que vêm desde o tempo do império romano, em que o ano começava com o mês de março, sendo fevereiro, portanto, o último mês do ano. Aí entra a história. O imperador Júlio César nasceu no mês que se chamava “quintilius”, porque era o quinto mês do ano. Em homenagem ao imperador, o mês trocou de nome, e passou a se chamar “o mês de Julho”, em homenagem a Júlio César. Esse mês só tinha 30 dias. O imperador achou que o seu mês merecia 31. De tal modo que, no final do ano, isto é, no final de fevereiro, faltou um dia. Depois veio o imperador César Augusto. Ele nasceu no mês que se chamava “sextilius”, por que era o sexto mês do ano. Em homenagem ao imperador Augusto, também este mês mudou de nome, chamando-se “o mês de Augusto”, que acabou ficando “agosto”. Ele também só tinha trinta dias. Mas o imperador quis 31 para o seu mês. De modo que no final do ano, faltou mais um dia, e fevereiro acabou ficando com 28.
Está contada a história do mês de fevereiro. Mas o calendário guarda tantas outras histórias, que poderíamos conhecer melhor.